AMD revela o novo Ryzen 9 3950X com 16 núcleos e 4,7 GHz

AMD revela o novo Ryzen 9 3950X com 16 núcleos e 4,7 GHz

11 Junho, 2019 0 Por Sandro Sotto

A AMD já tinha anunciado recentemente a sua nova linha de processadores, a Ryzen 3000, na Computex 2019, mas deixou de fora um anúncio oficial do seu próximo processador de Jogos, o AMD Ryzen 9 3950X de 16 núcleos. Este novo processador chegará às prateleiras em Setembro, e com valores abaixo dos $500.

O Ryzen 9 3950X supera facilmente o Core i9-9900K de oito polos e oito núcleos da Intel no desktop convencional, pelo menos do ponto de vista do núcleo, e com a próxima geração da série Comet Lake da Intel aparecendo em dez núcleos, parece como a AMD manterá essa vantagem por algum tempo. A AMD já informou que a série Ryzen 3000 oferece uma paridade próxima com o desempenho de jogos da Intel, e adicionando mais de oito núcleos a mais de threads e dezasseis threads poderia roubar a coroa de desempenho geral no desktop convencional, especialmente em aplicações altamente segmentadas, como streaming de jogos.

O Ryzen 9 3950X vem com todas as características da nova arquitetura da AMD, incluindo um aumento de 15% na tecnologia IPC a partir da microarquitetura Zen 2, mas combina isso com uma frequência bestial de 4,7 GHz, a mais alta da série Ryzen 3000. O Ryzen 9 3950X possui dois chiplets fundidos através do Infinity Fabric da AMD e um die de E / S. A AMD não especificou quantos dos núcleos da 3950X aumentam para 4,7 GHz, e se o chip aderir ao comportamento padrão de reforço que vemos nos modelos mainstream da Ryzen, o boost será aplicado a dois núcleos. Mas acho que existe a possibilidade de que ele possa ter um aumento de quatro núcleos, assim como os modelos Threadripper de dois chips que aumentam em dois núcleos por chiplet.

A frequência base do 3950X é de 3.5GHz, enquanto a mais baixa da família Ryzen 3000, ainda pode ser impressionante: o Core i9-9960X de 1.7 núcleos de 1.700 dólares da Intel possui uma frequência 3.1 GHz e 4.4 GHz, mas precisará de uma configuração HEDT, muito cara, para acomodar o chip.

A classificação de 105W TDP da AMD também é uma consideração importante. AMD e Intel especificam as suas classificações TDP diferentemente, com a Intel a medir TDP nas frequências de clock base, o que geralmente leva a um número subestimado devido ao consumo de energia muito maior quando o processador está em estados de alta potência, enquanto a AMD usa o que é indiscutivelmente uma métrica mais clara que consiste na utilização total do chip na sua faixa dinâmica. Resumindo, isso significa que o Ryzen 9 3950X deve ser um chip incrivelmente eficiente em termos de energia, então o resfriamento deve ser uma tarefa relativamente simples e deve haver bastante espaço para o overclock do chip.

Como os outros modelos da série Ryzen 3000, o 3950X suportará totalmente o PCIe 4.0 e será instalado em motherboards com soket AM4, mas com algumas ressalvas.

Além do desempenho impulsionado que a AMD criou a partir do nó do processo de 7nm, a empresa adaptou a arquitetura Zen de segunda geração para fornecer um grande impulso a várias cargas de trabalho comuns, como jogos. A duplicação do cache L3 por chiplet da AMD leva a um bestial 72MB de cache L3 para o 3950X. Esse cache maior aumenta a quantidade de dados que o processador pode manter próximo aos mecanismos de execução, diminuindo assim o impacto da latência dos acessos à memória. A AMD também tem várias outras melhorias para melhorar o desempenho dos jogos, mas teremos que manter esses detalhes até o lançamento do NDA ainda hoje.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.