Nvidia e AMD estão a preparar processadores ARM para PCs

Nvidia e AMD estão a preparar processadores ARM para PCs

24 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

Se acreditarmos naquilo que está a ser avançado pela Reuters, a Nvidia e a AMD estão a preparar para se aventurar no mercado de processadores baseados na arquitetura ARM que estarão disponíveis para computadores que executam o sistema operativo Windows. Segundo parece, os seus primeiros chips estarão disponíveis já em 2025.

Hoje, os dois players que oferecem processadores para PCs com Windows são Intel e AMD. O segundo estaria, portanto, em continuidade com os chips ARM. Mas para a Nvidia este seria um retorno aos computadores após uma falha no Surface RT. O grupo hoje é mais conhecido pelas suas placas gráficas encontradas nos PCs.

Quando se trata de processadores Arm em computadores, existem dois grandes players: A Apple e Qualcomm. A primeira projetou os chips M1 e M2, bem como as suas variantes Pro, Max e Ultra. No entanto, eles são reservados para dispositivos Macs (e iPads). No caso da Qualcomm, os processadores desse género para computadores dizem respeito àqueles que executam o Windows. O grupo conseguiu melhorar o desempenho ao longo dos anos, mas permanece (pelo menos por enquanto) atrás dos chips da Apple.

Segundo as informações da Reuters, o acordo de exclusividade da Qualcomm com a Microsoft para projetar esses chips para PCs com Windows expirará em 2024, abrindo assim portas para novos concorrentes. O Windows ARM não foi exatamente um sucesso estrondoso até agora… e talvez por falta de desempenho em termos de hardware, já que os chips da Qualcomm não se têm mostrado muito velozes.

Nvidia e AMD preparam aventura no mundo do ARM

Naturalmente, toda esta situação com a AMD e Nvidia a preparar processadores ARM para PCs coloca alguma pressão sobre a Intel. “A Microsoft aprendeu nos anos 90 que não queria depender da Intel novamente, que não queria depender de um único fornecedor”, disse Jay Goldberg, diretor-gerente da consultoria D2D Advisory, à Reuters. “Se a Arm realmente decolasse com chips de PC, eles nunca permitiriam que a Qualcomm fosse o único fornecedor.”

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.