AMD continua a "roubar" jogadores à Intel

AMD continua a "roubar" jogadores à Intel

3 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

A Intel continua a dominar o mercado de PC's para jogos, e isso é assim há muitos anos. Mas a continuar o que se tem passado nos últimos meses, esse domínio da Intel desaparecerá em pouco tempo. É que a AMD, desde que lançou os seus processadores Ryzen tem ganho terreno no segmento de PCs para jogos.

A comprovar isso, apareceu mais uma vez o pessoal do Steam, que tal como faz todos os meses, revelou alguns dados interessantes sobre os jogadores na sua plataforma. Assim, ficamos a saber que actualmente 22,4% dos jogadores do Steam utilizam processadores da AMD, e 77,6% utiliza processadores Intel. Se tivermos em consideração que a Intel a 1 de Janeiro de 2020 tinha mais de 80% de participação, rapidamente se percebe que a AMD está a ganhar terreno. E esse ganho tem sido mensalmente e de forma progressiva.

Ryzen 9 3950X AMD jogos

AMD continua a crescer nos PCs para jogos

Se recuarmos um pouco no tempo, em 1 de Janeiro de 2019 a Intel possuía 82,3% de participação, mas o maior aumento de participação da AMD verificou-se nos últimos 6 meses, onde conseguiu "roubar" cerca de 2,4% à Intel.

E se a AMD continua a sua ascensão nos processadores, o mesmo cenário ocorre nas placas gráficas. Desta vez, o concorrente não é o mesmo, pois é a Nvidia, o rei do mercado, está em 73,23% dos PCs dos jogadores do Steam. A AMD atingiu os 16% este mês, a sua maior marca de sempre, já que o topo tinha sido conseguido em Dezembro de 2018, quando na ocasião obteve cerca de 15%.

Obviamente ainda estamos longe de ter um mercado equilibrado entre esses dois concorrentes, mas as coisas estão a mover-se lentamente para aumentar a diversidade. Alem disso, espera-se que a Intel entre em breve no mercado de placas gráficas para jogos, por isso, mais um concorrente para esse luta, é sempre uma boa noticia para os jogadores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.