AMD anuncia os novos Ryzen 4000 G-Series
22 Julho, 2020Após o lançamento inicial do Ryzen 4000 gravado no processo de 7 nm para laptops, a AMD continua a implantar gradualmente os seus chips com base na sua recente arquitectura Zen 2. Ainda gravados em 7nm, esses APUs de desktop devem substituir, desde já no final de 2020, os actuais Ryzen 3 3200G e Ryzen 5 3400G, que funcionam na arquitetura Zen + e gravadas no processo de 12nm.
Portanto, essa linha consiste em 8 novos processadores, que vão desde o Athlon de nível básico, até ao seu Rolls-Royce, o Ryzen 4700G, que, segundo a fabricante, conta com até 202% mais desempenho de GPU em comparação com um Intel Core i7-9700. Além disso, o poder adicional em multithread seria de 31%, ainda em comparação com o processador anterior do seu concorrente.
Por que não comparou o desempenho de suas novas APUs com os mais recentes chips da Intel? A AMD diz que não conseguiu realizar os testes devido à crise de saúde. No entanto, é difícil acreditar que a empresa não tenha conseguido obter pelo menos um chip Intel de 10ª geração nas lojas.
Ryzen 4000 G-Series não estarão disponíveis directamente para o cliente final
No entanto, a AMD decidiu não comercializar estes seus novos processadores para o público em geral. Será impossível encontrá-los na “versão em caixa” nas lojas, em sites, ou no comercio em geral. Somente as OEMs (fabricantes de equipamentos originais) como Dell, HP, Asus, Lenovo, e muitos outros, poderão obter os seus chips e integrá-los nos seus respectivos PCs de secretária. No entanto, existem algumas possibilidades dessa restrição ser temporária.
Mas, os utilizadores que gostam de montar os seus PCs não poderão beneficiar imediatamente desses novos componentes. Nesse ponto de disputa, a AMD reagiu oficialmente:
“Entendemos, e apreciamos, o facto de que existem muitos fabricantes amadores que usam APUs e desejam actualizar essas APUs […] E mesmo que eu não consiga disponibilizar muitos detalhes do nosso roteiro, existe uma APU de última geração para esses clientes, que se encaixará nas placas das séries 400 e 500 “, tranquiliza Robert Hallock, diretor técnico de marketing da AMD.
Portanto, teremos que resolver os nossos problemas pacientemente antes de podermos colocar as mãos nestes novos processadores.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.