AMD anuncia a sua nova arquitetura RDNA 3

AMD anuncia a sua nova arquitetura RDNA 3

4 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Enquanto os últimos GPUs para PC estão a atingir preços astronómicos, a AMD está novamente a querer destacar-se dos demais e acaba de anunciar a sua nova arquitetura RDNA 3, uma arquitetura que será encontrada nas placas gráficas Radeon RX 7900XTX e 7900XT.

O RDNA3 é antes de tudo uma arquitetura multi-chip que permite à AMD gabar-se com o “primeiro chiplet GPU para jogos”. Um GPU RDNA 3 é assim caracterizada por um Graphic Compute Die (300 mm²) gravado no processo de 5nm pela TSMC e associado a vários Memory Cache Die (MCD) gravados no processo de 6nm (e cuja área é de 37 mm² cada).

A AMD está a avançar com um total de 58 biliões de transistores para os GPU RDNA 3, que é significativamente menor do que os 76,3 biliões de transistores no GPU Ada Lovelace, da Nvidia.

Inevitavelmente, uma arquitetura multi-chip requer interconexões de chip ultrarrápidas. Este é o caso aqui com 5,3 TB/s de throughput entre os vários componentes do chiplet, um novo recorde nesta área. Isso é quase 3 vezes a largura de banda do RDNA 2.

RDNA 3

RDNA 3 oficialmente anunciado pela AMD

O desempenho do chiplet atingirá desempenhos vertiginosos. A AMD de facto anuncia um poder de computação gráfica de 61 tflops, ou seja, quase 3 vezes o desempenho do RDNA 2 (23 tflops). Tudo isso é certamente muito promissor do ponto de vista tecnológico, mas a que custo no final?

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.