AMD anuncia o acelerador HPC mais rápido do mundo

AMD anuncia o acelerador HPC mais rápido do mundo

17 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A AMD anunciou ontem o novo acelerador AMD Instinct MI100 - o GPU HPC mais rápida do mundo e o primeiro GPU de servidor x86 a superar a barreira de desempenho de 10 teraflops (FP64). Suportado por novas plataformas de computação acelerada da Dell, Gigabyte, HPE e Supermicro, o MI100, combinado com CPUs AMD EPYCTM e a plataforma de software aberto ROCm 4.0, foi projectado para impulsionar novas descobertas antes da era exascale.

Construído na nova arquitectura AMD CDNA, a GPU AMD Instinct MI100 permite uma nova classe de sistemas acelerados para HPC e AI quando combinada com processadores AMD EPYC de 2ª geração. O MI100 oferece até 11,5 TFLOPS de desempenho FP64 de pico para HPC e até 46,1 TFLOPS de desempenho de matriz FP32 de pico para AI e cargas de trabalho de aprendizado de máquina. Com a nova tecnologia AMD Matrix Core, o Instinct  MI100 também oferece um aumento de quase 7x no desempenho de ponto flutuante de pico teórico FP16 para cargas de trabalho de treinamento de IA em comparação com os aceleradores da geração anterior da AMD.

AMD Instinct MI100

AMD anuncia o novo Instinct MI100

"Hoje a AMD dá um grande passo em direcção à computação exascale ao revelar o AMD Instinct MI100 - o GPU HPC mais rápido do mundo", disse Brad McCredie, vice-presidente corporativo de GPU de Data Center e Processamento Acelerado da AMD. "Voltado para as cargas de trabalho que importam na computação científica, nosso mais recente acelerador, quando combinado com a plataforma de software aberta AMD ROCm, foi projetado para fornecer a cientistas e pesquisadores uma base superior para seu trabalho em HPC."

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.