AMD admite que alguns PCs com Windows 11 (e 10) estão com problemas por causa do fTPM
11 Março, 2022fTPM está a criar alguns problemas nos dispositivos com processadores AMD Ryzen
Parece que as queixas de diversos utilizadores do Windows 11, com CPUs AMD Ryzen, que afirmam estar a ser afectados por um problema no seu hardware que causa “pausas temporárias na interactividade ou capacidade de resposta do sistema” são reais. No entanto, não temos boas noticias, já que terão que esperar até Maio para obter uma correcção da BIOS.
O problema afecta os sistemas Windows 10 e Windows 11 com o Firmware Trusted Platform Module (fTPM) activado. O processador de criptografia TPM lida com operações criptográficas e é um dos vários requisitos mínimos de hardware para que um sistema Windows 11 seja considerado num estado com suporte. Como a Microsoft discutiu no ano passado, num “estado sem suporte”, um PC não terá direito a receber actualizações via Windows Update. Os utilizadores podem activar o fTPM na sua máquina para obter uma máquina compatível com o lado TPM dos requisitos.
Mas, diversos utilizadores do Reddit reclamam deste problema desde o passada mês de Janeiro. Agora, mais de 2 meses depois, a AMD admite finalmente o problema, e explica que o mesmo é causado por transacções de memória fTPM.
“As configurações seleccionadas do sistema AMD Ryzen podem executar intermitentemente transacções de memória estendidas relacionadas ao fTPM na memória flash SPI (“SPIROM”) localizada na motherboard”, explicou a AMD .
Isso pode levar ao que a AMD descreveu como uma “gagueira intermitente de desempenho”, que alguns utilizadores do Windows 11 viram nas suas máquinas, e que a AMD diz que pode causar “pausas temporárias na interactividade ou capacidade de resposta do sistema até que a transacção seja concluída”.
Segundo os utilizadores do Reddit, o problema dura cerca de dois segundos e acontece cerca de três a quatro vezes por dia, independentemente dos programas em execução. Mas alguns utilizadores relataram ter experimentado o problema depois de activar o fTPM no Windows 11 em Outubro de 2021.
A AMD diz que lançará uma actualização de BIOS do sistema da motherboard contendo “módulos melhorados para intercação fTPM com SPIROM”. Mas isso não acontecerá até pelo menos Maio de 2022.
“A AMD espera que os ficheiros sBIOS do cliente que podem ser actualizados estejam disponíveis a partir do início de Maio de 2022. O tempo exacto de disponibilidade do BIOS para uma motherboars específica depende do cronograma de testes, e da integração do seu fabricante”, disse a AMD.
No entanto, a empresa detalha uma solução alternativa. Os utilizadores afectados que precisam de suporte fTPM para TPM podem alternar para dispositivos TPM de hardware (dTPM). Mas a AMD adverte que, ao fazê-lo, é fundamental que os utilizadores desactivem os sistemas de criptografia baseados em TPM, como a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker e/ou façam backup dos dados do sistema antes de o alterar.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.