Amazon Alexa alimentado por inteligência artificial generativa
22 Setembro, 2023Alexa, o assistente virtual da Amazon, vai utilizar a inteligência artificial generativa. O grupo entra assim na corrida para implantar esta tecnologia já utilizada pelos seus rivais, incluindo a OpenAI com o seu ChatGPT.
Graças à IA generativa, Alexa deverá ser capaz de redigir uma mensagem para enviar a um contacto ou uma receita com base nos ingredientes disponíveis pelo utilizador, tudo a partir de um simples comando verbal na sala ou na cozinha.
“Vai levar algum tempo para integrar essas tecnologias ao ecossistema Alexa”, reconheceu Dave Limp, executivo de dispositivos e serviços da Amazon, durante a apresentação de novos produtos do grupo. “Mas estou muito otimista e acho que começamos bem”, acrescentou.
Uma versão em inglês do Alexa AI estará disponível como opção em todos os dispositivos Amazon (como altifalantes inteligentes Echo) nos Estados Unidos nos próximos meses.
Alexa, Siri e até Google Assistant evoluíram pouco nos últimos anos e não se tornaram produtos muito rentáveis. Eles são utilizados principalmente para fornecer a previsão do tempo, tocar música ou controlar a parte de automação residencial da sua casa. Mas a corrida pela IA generativa, dominada pelo ChatGPT, Bard ou outros, poderá mudar a situação.
Amazon dá um novo passo com o Alexa
Segundo Dave Limp, graças à última geração de IA, Alexa poderá em breve abandonar o seu tom robótico e criar uma aparência de relacionamento pessoal com os utilizadores, nomeadamente informando-os sobre os seus hábitos ou as suas equipas desportivas favoritas.
“Por exemplo, você poderia dizer: ‘Alexa, todas as manhãs às 8h, ligue a cafeteira, abra as persianas, diminua as luzes do escritório e ouça o noticiário da manhã’ e voilà, isso cria uma rotina”, detalhou ele.
Daniel Rausch, chefe de produto, disse que a Amazon colocaria mais ênfase na precisão da IA, para evitar o risco de respostas inadequadas e inventadas vistas ao interagir com ChatGPT ou Bard (Google). “A precisão numa casa conectada significa que sim, acendemos a luz certa, trancamos a porta certa, temos certeza do estado do sistema de segurança”, disse ele.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.