Alva estreia hoje na televisão em Portugal

Alva estreia hoje na televisão em Portugal

17 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Após cometer um crime, um homem refugia-se na floresta. É este o ponto de partida da primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, Alva, que depois da estreia mundial no Festival de Roterdão e de uma breve passagem pelas salas de cinema chega hoje à televisão portuguesa, dia 17 de Outubro, domingo, às 22h, em estreia exclusiva no TVCine Edition.

Henrique é um homem de meia-idade que foge para a floresta depois de cometer um crime grave. Sozinho com a natureza, as suas lembranças e sentimentos misturam-se entre a esperança de conseguir fugir e o peso na consciência pelo que fez. Num estilo progressivamente imersivo, vemo-nos transportados para esse espaço de solidão, questionando-nos sobre o que realmente move o protagonista.

Tocando temas como a desertificação do interior, o divórcio e a violência nos meios rurais, Alva é um drama levemente inspirado em crimes reais que tiveram lugar em Portugal, ainda que se assuma como um filme aberto a múltiplas interpretações. “Pretendi fazer um filme sem a clássica estrutura narrativa em que o público sabe desde o início quem são os heróis e os vilões. Não queria induzir o público a pensar de determinada forma sobre as personagens, queria que os espectadores se sentissem intrigados e inquietos durante todo o filme. No final, não há acusações nem absolvições”, afirmou Ico Costa.

alva

Alva às 22h no TVCine Edition

Rodado em película 16mm na região de Oliveira do Hospital, Alva é protagonizado por Henrique Bonacho, um ator não profissional, num registo intimista e aberto à improvisação. Uma co-produção Terratreme Filmes, Un Puma, Oublaum Filmes e La Belle Affaire Productions, o filme venceu três prémios na XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português, incluindo Melhor Ficção.

Pode assistir ao trailer do filme aqui.