Alguma vez questionou a forma como a tecnologia nos influencia?
24 Julho, 2019A tecnologia evoluiu tão rapidamente que os utilizadores não têm tempo para se ajustar a ela. Frequentemente saem novos dispositivos que fecham a porta ao passado e abrem as portas para o futuro. Em apenas 30 anos, vimos como um simples telefone sofreu inúmeras alterações.
Também acontece com os computadores, o surgimento de robótica mais intensificada, o uso da internet e voz para controlar equipamentos, entre outros. Assistentes virtuais, realidade aumentada e inteligência artificial, todos se reúnem para que tenhamos um presente, e um futuro, mais fáceis de viver.
Acha que a tecnologia facilita as nossas vidas?
Se fizermos uma pesquisa com apenas essa questão, poderemos criar uma enorme controvérsia. Atualmente, essa questão tem muitos prós e contras, pessoas que a apoiam e outras que simplesmente não o fazem. Muitos jovens descontrolados tornam-se viciados em tecnologia, esquecendo o mundo real.
Se olharmos à nossa volta, podemos perceber facilmente como as novas gerações mergulham nesse espaço. Ou para esconder os seus defeitos, porque se sentem seguros ou simplesmente para ter acesso a uma grande quantidade de informações.
Em ambos os casos, pode ser visto com duas perspetivas: uma positiva e outra negativa. O que podemos dizer com certeza é que esse estilo de vida continuará a crescer. Eles certamente desenvolverão mecanismos mais viciantes que vão diretamente para o cérebro das pessoas e ajudam a “esconder a dependência”.
Os smartphones têm sido o meio, quer seja para redes sociais, acesso rápido à informação e comunicação são os elementos específicos. A competição entre empresas para lançar o melhor produto faz com que os consumidores vivam sob um eterno dilema. Como se sente com essa situação?
O que torna esses projetos tão viciante?
Quando um projeto tecnológico inicia o seu processo, inclui vários elementos eletrónicos. A maioria desenvolve-os com a ajuda de softwares premium, como o Altium Designer Viewer.
É uma ferramenta de desktop que facilita o design de PCBs. São placas eletrónicas que são responsáveis por suportar, transmitir e receber sinais. Juntas, elas fazem o seu dispositivo funcionar, para que possam facilitar a sua vida.
Depois disso acontece a magia, uma linda, marcante e cheia de vida. É o que finalmente faz com que o utilizador fique viciado. Gráficos, potência, velocidade, desempenho, mas tudo é baseado em circuitos elétricos.
No caso de computadores ou dispositivos móveis, a motherboard ou PCB é o mais indispensável do equipamento. Sem isso nada funcionaria. Os avanços tecnológicos tornaram essas placas cada vez mais pequenas, mas tão igualmente necessárias. Se o seu próximo projeto exigir isso, recomendamos o desenvolvimento de um produto de qualidade para um sucesso retumbante.
Como controlar o uso da tecnologia em casa?
Sabemos que as tecnologias foram feitas com poderosos circuitos eletrónicos, de alta tecnologia, e um sistema muito viciante. Tudo isso com um propósito, para fazer o que mais gosta e não deixar de o consumir. Se tivermos consciência do que fazemos, a tecnologia será usada para ajudar.
Caso contrário, isso só nos tornará uma estatística para eles. Imersão na vida virtual pode ser agradável, mas quando se assume a vida real, deixa de existir. Nós não sabemos se isso será o fim da humanidade, ou o propósito final das tecnologias.
O que estamos cientes é que isso acontece, e todos os dias cada vez mais pessoas são adicionadas a esse grupo. Diante disso, devemos regular o uso das tecnologias às crianças e jovens. Esqueça-se de forçá-los a sair, apenas para diminuir a sua intensidade. É uma luta forte porque o seu cérebro pede e, antes disso, a batalha pode ser complicada.
Conclusões
As tecnologias farão parte das nossas vidas. Todos os dias elas serão feitas com mais potência, com circuitos eletrónicos mais avançados e designs mais viciantes. Muitas das criações servem para facilitar as nossas vidas, outras simplesmente nos tornarão escravas delas mesmo.
Se pudermos identificar cada uma delas, é possível tirar o bem de cada um e descartar o mal. Quando uma pessoa faz uma aplicação, ela faz isso para ganhar dinheiro, mas se for de qualidade, e melhorar as nossas vidas, por que não consumi-la? Há uma linha estreita, se a identificarmos podemos tirar proveito das inovações tecnológicas do futuro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.