Alerta: Momo volta a surgir em vídeos infantis

Alerta: Momo volta a surgir em vídeos infantis

18 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Momo, o perigoso vídeo viral que incentiva as crianças e adolescentes a se auto mutilarem ou até mesmo cometer suicídios, está novamente a circular pelas redes, causando a preocupação dos adultos.
Este desafio viral coloca em risco a vida das pessoas, especialmente crianças e adolescentes, incentivando-os a realizar desafios extremos.

Começou a espalhar-se em 2016 através do WhatsApp, atingindo um pico de repercussão nessa plataforma e no Facebook. Agora a presença de Momo mudou para o YouTube e YouTube Kids, aparecendo no meio de vídeos da Porquinha Peppa e outros vídeos infantis.
O ressurgimento deste jogo perigoso chegou a vários países e alguns pais alertaram sobre isso. No México, eles informaram à população que é conveniente tomar precauções e diferentes avisos foram publicados. Em Edimburgo, na Escócia, há algumas semanas, um caso de suicídio de um menino de oito anos foi relatado. Segundo o seu pai, o menor foi incitado a enfiar uma faca no personagem de Momo.
O YouTube solicita que se denunciar imediatamente o conteúdo para que eles possam remover o mesmo o mais rapidamente possível, de circulação. Para fazer isso, tem que carregar no botão com três pontos, na parte inferior direita da sala do vídeo, e depois escolher a "Report".

Apesar dos mais variados esforços do YouTube, quer esforços humanos como robóticos, eles parece que ainda não conseguiram lidar de forma extremamente eficaz contra o mal uso que os utilizadores podem fazer da plataforma. E bem, estamos falando de um produto para crianças, pelo que todo o cuidado é pouco, e como estamos a falar da saúde de crianças, não deixe para os outros reportarem se encontrar algo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.