Alerta: Falsa actualização do sistema Android é na verdade um malware perigoso

Alerta: Falsa actualização do sistema Android é na verdade um malware perigoso

26 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

Os hackers são os verdadeiros traficantes da tecnologia, arranjam sempre forma de contornar o sistema e obter o que precisam. Por diversas vezes vemos aplicações que vêm infectadas, ou mensagens que vêm pelo WhatsApp que contam com links maliciosos, mas agora os hackers dão um novo passo. Diversos pesquisadores de segurança descobriram a existência de malware numa aplicação Android chamada “System Update” ou “Actualização de Sistema” em Português.

Essa aplicação, que não pode ser encontrada na Play Store, pode ser instalada através de um ficheiro APK. Uma vez instalada no smartphone da vítima, o malware é capaz de assumir o seu controlo, com o objectivo de roubar o máximo de dados possível do dispositivo. Para fazer isso, o malware comunica com o servidor Firebase (plataforma móvel da Google) das operadoras.

Actualização de sistema

Aplicação disfarçada de Actualização de sistema Android está a espalhar malware nos smartphones

Esse spyware pode então roubar mensagens, lista de contactos, detalhes do dispositivo ou até mesmo o seu histórico de navegação. O malware pode até gravar chamadas e captar sons activando o microfone do smartphone. O melhor de tudo é que esse malware também pode accionar a aplicação de fotos remotamente e tirar fotos sem o conhecimento do utilizador. Mais perigoso ainda, o malware pode recuperar os dados copiados, e colados, na área de transferência do seu smartphone.

“Este é um dos malwares mais sofisticados que vimos. Acho que muito tempo e esforço foram dedicados à criação desta aplicação. Acreditamos que existam outras aplicações semelhantes e estamos a fazer o nosso melhor para encontrá-las o mais rápido possível”, disse Shridar Mittal, CEO da Zimperium.

Este malware faz parte da família RAT, que significa Ferramenta de Administração Remota. Ele permite que os hackers controlem remotamente um smartphone. O malware RAT também foi colocado à venda na dark web no início de Janeiro de 2021.

“Estamos a começar a ver um número crescente de RATs em dispositivos móveis. E o nível de sofisticação parece aumentar…”, revela Shirdar Mittal.

Para evitar esse tipo de contratempo, evite descarregar aplicações que não venham directamente da Play Store e tenha a certeza que a Actualização de sistema é fidedigna antes de a executar.

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.