Airtag 2: Apple prepara segunda geração do seu rastreador
4 Agosto, 2023Em 2021 a Apple lançou o seu próprio rastreador AirTag, um pequeno disco com conectividade sem fio Bluetooth LE (Low Energy), UWB (Utra Wide Band) e equipado com chip Apple U1 e NFC, com a missão de ajudar a localizar objetos perdidos.
O pequeno objeto ajuda a encontrar os objetos aos quais está ligado através da rede Apple Locate, e o iPhone dos utilizadores um pouco em todo o mundo constituem uma malha globalizada para rastreá-los, mesmo a longa distância.
Desde o seu lançamento o rastreador não mudou, mas o seu software foi adaptado para limitar o uso indevido, como rastrear pessoas sem o consentimento das mesmo. Acontece que o AirTag já não é o produto mais promovido pela Apple mas encontrou o seu lugar na panóplia de gadgets para os amantes do ambiente iOS e cumpre muito bem a sua função ao mesmo tempo que funciona de forma duradoura com uma simples bateria tipo botão, que lhe permite vender dezenas de milhões de unidades.
No entanto, esse “farol” poderá em breve experimentar uma evolução material. O nosso bem conhecido Ming-Chi Kuo, famoso pelas suas previsões sobre os planos da Apple, afirma que um suposto AirTag 2 está em desenvolvimento com uma janela de lançamento prevista para acontecer no final de 2024 .
Airtag 2: uma evolução misteriosa
Atualmente as especificações deste Airtag 2 não são conhecidas, mas devem girar em torno de uma renovação dos chips on-board (para um chip U2, por exemplo) para operação otimizada. O analista também sugere que o AirTags 2 poderia beneficiar de uma integração mais específica com o futuro headset de realidade mista, o Apple Vision Pro, revelado durante o evento WWDC em junho e esperado para chegar no próximo ano.
Isso fará com que o preço, atualmente de 39 euros por unidade, suba na Airtag 2, como costuma acontecer com os produtos da Apple? É altamente provável que isso aconteça, mas teremos de esperar por informações mais precisas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.