Ainda utiliza o CCleaner? Tenha muita atenção para não ter dissabores

Ainda utiliza o CCleaner? Tenha muita atenção para não ter dissabores

10 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

CCleaner agora decide apagar outras aplicações sem autorização do utilizador

O CCleaner é uma aplicação muito popular entre os utilizadores, já que ela permite que os mesmos possam limpar alguns “vermes” dos seus dispositivos com relativa facilidade, e com apenas alguns clicks.

No entanto, desde que passado para as mãos do Avast, em 2017, a aplicação tem sofrido de alguns bugs irritantes, uns mais graves e outros nem por isso. No entanto, o relato mais recente é que a aplicação desinstalou diversas aplicações de um utilizador do Reddit sem que tivesse solicitado autorização para tal. O pior? a empresa por trás do CCleaner admitiu essa situação, o que significa que é um problema real.

Segundo foi revelado pelo utilizador que reportou a situação no Reddit:

“O CCleaner 5.91 desinstalou a maior parte do meu software quando removi o CCleaner de Programas e Recursos no painel de controlo”

“Ao desinstalar vi na barra de progresso que alguns ficheiros MSI, Steam e Origin estavam a ser removidos e depois de concluído vi que o Adobe Reader, Afterburner, Aida64, Steam, Origin, Discord, HDsentinel etc estavam corrompidos (não desinstalados completamente). Eu tive que perder mais de 2 horas para reinstalá-los e verificar o meu PC completamente em busca de qualquer malware.”

O utilizador diz que isso aconteceu depois de mandar desinstalar o CCleaner, e que apagou todas as aplicações instaladas no mesmo disco onde ele estava instalado, que no caso foi no disco D:.

Entretanto, um dos programadores do Piriform respondeu a essa situação, afirmando que:

“Que o CCleaner deve remover tudo do seu directório de instalação é, em circunstâncias normais, exactamente o que gostaria que ele fizesse. Não apenas os ficheiros do manifesto de instalação original, mas todas as actualizações, ficheiros de log, etc., para que não deixe nenhum rastro de si mesmo para trás.”

CCleaner

Entretanto, a empresa já respondeu oficialmente a essa questão, e diz estar a trabalhar numa solução para que isso não volte a acontecer, mas aqui fica o que diz a empresa:

O comportamento padrão do CCleaner quando instalado é criar uma nova pasta ‘CCleaner’, portanto, no momento da desinstalação, tudo nessa pasta pode ser excluído sem problemas. No caso descrito neste artigo, um utilizador precisaria de ignorar deliberadamente esse comportamento e optar por instalar a aplicação numa pasta que usa actualmente para outros fins ou usar posteriormente a pasta ‘CCleaner’ para algo diferente do uso pretendido. Acreditamos que esse problema provavelmente afectará apenas uma minoria de clientes, mas, no entanto, podemos confirmar que estamos a trabalhar numa actualização que impedirá que isso aconteça no futuro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.