Ainda usa o Linux Mint 18? Está na hora de o actualizar

Ainda usa o Linux Mint 18? Está na hora de o actualizar

1 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

O chefe do protejo Linux Mint, Clem Lefebvre, anunciou o fim da vida da versão 18 do Linux Mint. Essa versão do sistema operativo foi lançada há cinco anos e era baseado no Ubuntu 16.04 LTS, que também está a chegar ao fim da sua vida útil.

Se ainda estiver a executar os Linux Mint 18, 18.1, 18.2 ou 18.3, o seu sistema operativo vai continuar a funcionar, mas deixará de receber actualizações de segurança importantes. Lefebvre está a aconselhar todos os utilizadores a fazer backup dos seus dados antes de executar uma nova instalação do Linux Mint 20.1 mais recente, que será mantido, e actualizado até 2025.

Embora não seja preferível, pode actualizar para o Linux Mint 18.3, depois para o Linux Mint 19 e, em seguida, para o Linux Mint 19.3 . As actualizações entre as versões pontuais são descritas como simples, fáceis e rápidas de completar; no entanto, o salto entre 18.3 e 19 é uma actualização importante, vai demorar mais e é mais complicado; por esse motivo, deve ter de ter algum tempo disponível, e paciência.

Linux Mint 18

Linux Mint 18 chega ao fim de vida

Conforme mencionado anteriormente, deve fazer backup dos seus dados caso algo corra mal. A ferramenta de backup vem pré-instalada com o Linux Mint e oferece opções de backup dos seus dados pessoais, bem como a lista de aplicações por si instaladas. Depois de migrar para o Linux Mint 20.1, pode usar as opções de restauro na ferramenta de backup em conjunto com os seus backups para restaurar os seus dados.