Aí está o novo Firefox 111: Conheça as novidades do navegador da Mozila

Aí está o novo Firefox 111: Conheça as novidades do navegador da Mozila

14 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

A Mozilla iniciou hoje o processo de disponibilização da versão estável do Firefox 111, a versão mais recente do seu navegador da web. Está é essencialmente uma atualização de segurança, mas ainda assim conta com algumas novidades.

Como sempre, o Firefox oferece suporte à instalação de atualizações automáticas, mas isso pode levar horas, ou até dias, para que a nova versão seja instalada em alguns dispositivos. Como tal, poderá ir ao menu > Ajuda > Sobre o Firefox para instalar este Firefox 111.

No entanto, a grande novidade deste Firefox 111 é o suporte a notificações nativas no Windows. Mais precisamente, o suporte está disponível no Windows 11 e nas versões mais recente do Windows 10.

As notificações, até agora, eram exibidas como pequenas sobreposições no navegador. Com esta nova versão chega o suporte para o sistema de notificações nativo no Windows, o que significa que as notificações são exibidas utilizando o próprio Windows.

Isso oferece várias vantagens, incluindo que as notificações recentes podem ser exibidas novamente. As notificações do Firefox desapareciam automaticamente após alguns segundos, o que às vezes significava que os utilizadores não tinham tempo de as ler antes que as informações fossem removidas.

Outras mudanças e correções do Firefox 111

  • O Mozilla Firefox agora suporta as localidades Silhe Friulian e Sardinian.
  • Os utilizadores do Firefox Relay agora podem criar máscaras de e-mail do Relay no gestor de credenciais do Firefox. Eles precisam de estar ligados a uma Conta Firefox associada, para que isso funcione.
  • O sistema de ficheiros privados de origem (OPFS) agora é suportado ao usar a API de acesso ao sistema de ficheiros. Este é um recurso para programadores, mas permite que as aplicações da Web “armazenem e recuperem dados de e para o sistema de ficheiros numa sandbox“.
Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.