Agora é oficial: Twitter já não permite a utilização de aplicações de terceiros

Agora é oficial: Twitter já não permite a utilização de aplicações de terceiros

21 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Agora é oficial: o Twitter já não permite que aplicações de terceiros como Tweetbot, Twitterrific, Echofon e muitos outros sejam utilizadas. A rede social atualizou o seu acordo de desenvolvimento e mais precisamente a parte das “Restrições”, onde revela que os programadores não podem “criar um serviço ou produto que substitua ou seja semelhante à aplicação do Twitter”.

Na semana passada, o Twitter deixou de fornecer acesso à sua API para grandes clientes terceirizados como o Tweetbot, o que os fez parar de funcionar. Mas, na ocasião, a rede social não havia fornecido qualquer explicação sobre o motivo pelo qual a API ficou repentinamente indisponível.

A plataforma permaneceu silenciosa até terça-feira, quando disse enigmaticamente que estava a "impor as suas regras de API de longa data", uma mudança que poderia impedir o funcionamento de algumas aplicações.

Em momento algum os programadores das aplicações de terceiros receberam qualquer comunicação do Twitter, nem qualquer aviso sobre o desligamento. A rede social nunca lhes deu uma orientação sobre quais as regras da API poderiam ter sido violadas. Acontece que o serviço está a implementar uma mudança de política que apenas bloqueia clientes de terceiros.

Twitter já não permite a utilização de outras aplicações não oficiais

Assim, quem quiser usar o Twitter deve passar agora pela aplicação oficial da rede social, tanto no Android como no iOS, ou pelo site. Assim, os anúncios são exibidos, já que de fato, não haviam anúncios em aplicações de terceiros. Isso faz questionar se esse não é o motivo que levou o Twitter a banir clientes de terceiros... a meu ver com razão, já que estavam a lesar a empresa.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.