Adobe dificulta o cancelamento de assinaturas
15 Dezembro, 2023A autoridade americana da concorrência (FTC) parece ter a Adobe no seu radar, mais precisamente a sua assinatura em aplicações como o Photoshop. O grupo é acusado de dificultar deliberadamente o cancelamento de assinaturas, com a ideia de que os utilizadores as manterão. Isso pode resultar em multas avultadas.
Após a divulgação dos seus resultados financeiros trimestrais, a Adobe disse aos seus investidores que tem cooperado com a equipa da FTC desde junho de 2022. A FTC acredita que a Adobe pode estar a violar a Lei de Restauração da Confiança dos Compradores Online. Mas a empresa garante que as suas práticas estão em conformidade com a lei.
A empresa há muito é criticada pela forma como lida com as assinaturas e ainda mais pela forma como as cancela. Se um assinante em potencial não ler as letras pequenas corre o risco de facilmente ficar preso a uma situação dispendiosa.
Três opções de assinatura na Adobe
Quando um utilizador assina uma oferta da Adobe, ele pode escolher entre três opções de pagamento: mensal, anual com pagamento mensal, ou anual com pagamento antecipado. Aqui está o que cada uma dessas opções significa:
- Assinatura mensal: a opção mais cara, as assinaturas mensais costumam ser duas vezes mais caras que outras opções de assinatura. No entanto, se um utilizador precisar de cancelar a assinatura, a Adobe não cobra qualquer taxa.
- Assinatura anual, paga mensalmente: normalmente pela metade do preço da assinatura mensal padrão, a Adobe permite que os utilizadores assinem pelo preço anual e ainda paguem mensalmente. A desvantagem é que a Adobe cobra 50% do valor restante do contrato na rescisão.
- Assinatura anual paga antecipadamente: os utilizadores também podem optar por pagar antecipadamente por um ano completo de serviço. Embora este plano tenha vantagens, incluindo evitar contas surpresa, a Adobe alerta os usuários que não há absolutamente nenhum reembolso após os primeiros 14 dias.
Uma tática utilizada por algumas empresas é interromper o cancelamento de uma assinatura com uma oferta destinada a persuadi-lo a mudar de ideia. Normalmente, trata-se de uma assinatura reduzida por um determinado período ou de uma oferta mais limitada a um preço mais baixo. A FTC acredita que esta prática deve ser permitida, mas que primeiro deve ser perguntado aos consumidores se estão interessados nas ofertas que lhes são feitas. Se responderem negativamente, deverá ser-lhes oferecida a rescisão.
Por outro lado, a empresa não envia um lembrete anual das suas assinaturas, como algumas empresas fazem – em vez disso, a conta simplesmente é renovada automaticamente sem qualquer aviso prévio. Em última análise, a FTC julga que a empresa tem de mudar as suas práticas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.