Diga Adeus ao NTFS: Windows 11 tem novo sistema de ficheiros

Diga Adeus ao NTFS: Windows 11 tem novo sistema de ficheiros

23 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O NTFS (New Technology File System) começa agora a fazer as suas honras de despedida. Lançado em 1993 com o Windows NT 3.1, ele que possuía o sistema da Microsoft que foi amplamente democratizado com o Windows 2000 e o Windows XP.

Tanto é assim que hoje é encontrado em todos os lugares e que os sistemas operativos concorrentes agora o suportam, seja nativamente ou utilizando software de terceiros.

Mas aqui está: a Microsoft decidiu substituir o NTFS por outro sistema de ficheiros, chamado ReFS (Resilient File System). Lançado em 2012, em conjunto com o Windows 8, este formato esteve durante muito tempo reservado para as várias edições do Windows Server. Desde o Windows 8.1, é possível suportar volumes ReFS, mas não instalar o sistema operativo neles. Os utilizadores de versões cliente do Windows, portanto, nunca foram realmente capazes de tirar proveito desse sistema de ficheiros. No entanto, isso deverá muito em breve com o Windows 11.

Com a build 25281 do Windows 11 (disponível através do canal Windows Insider Program Dev), há suporte para ReFS. Este recurso permite, por um lado, formatar um disco rígido secundário neste formato, mas também instalar o sistema operativo no mesmo.

Observe, no entanto, que o funcionamento dessa opção permanece muito incerto de momento: já que alguns utilizadores conseguiram configurar o Windows 11 numa partição ReFS, mas muitos outros não conseguiram. Além disso, não está ativo por padrão.

Mas a propósito, o que é ReFS? Segundo a Microsoft, o ReFS foi “projetado para maximizar a disponibilidade de dados, dimensionar com eficiência grandes conjuntos de dados em diversas cargas de trabalho e fornecer integridade de dados com resiliência à corrupção. Este sistema destina-se a oferecer suporte a mais cenários de armazenamento e fornecer uma base para inovações futuras”. Simplificando, é uma versão melhorada do NTFS, que facilita a gestão de grandes volumes de dados.

ReFS chegará para substituir o NTFS

NTFS

Isso significa que a Microsoft abandonará rapidamente o NTFS? Provavelmente não, pelo menos no imediato. Mas é altamente provável que o sistema de ficheiros seja oferecido nas próximas compilações do Windows 11 no momento da instalação. E que, a longo prazo, a Microsoft o favorece em detrimento do NTFS, que começa a mostrar o peso dos anos quando se trata de processar grandes volumes de dados.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.