Actualização recente do Windows causa problemas nas ligações VPN

Actualização recente do Windows causa problemas nas ligações VPN

14 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Numa altura em que cada vez mais se trabalha a partir de casa, o que mais faltava era um problema no Windows que causa problemas nas ligações VPN, mas é precisamente isso que está a acontecer após a instalação do mais recente Patch Tuesday, tanto no Windows 11 como no Windows 10.

A verdade é que existem inúmeras queixas de utilizadores no Reddit a dar conta de que as suas ligações VPN simplesmente deixaram de funcionar após a instalação do referido patch, e são presenteados com a mensagem: "a tentativa de ligação L2TP falhou porque a camada de segurança encontrou um erro de processamento durante as negociações iniciais com o computador remoto".

Felizmente este problema não aparece afectar todos os utilizadores que utilizam uma ligação VPN com clientes de terceiros, e parece afectar em especial aqueles que usam o cliente VPN que está directamente integrado no Windows.

palavras-passe VPN

Está com problemas na ligação VPN do seu Windows? Pode ser causado pelo Patch Tuesday

A correcção, por enquanto é muito simples, embora não venha directamente da Microsoft. A estratégia simples passa por desinstalar os KB5009543 e KB5008876, e não os voltar instalar até que a Microsoft resolva o problema. No entanto, alguns utilizadores estão a relatar problemas com a desinstalação das actualizações em questão, dizendo que o Windows não permite ou que as mesmas sejam reaplicadas automaticamente após a desinstalação inicial.

Para aqueles que ainda não descarregaram as actualizações cumulativas, mas temem pela estabilidade das suas ligações VPN, a questão resume-se a saber se deseja viver sem as inúmeras correcções de vulnerabilidades das actualizações cumulativas até que a Microsoft tome uma acção oficial.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.