Nova actualização do Apex Legends ajuda a evitar o maior problema do Fortnite

Nova actualização do Apex Legends ajuda a evitar o maior problema do Fortnite

6 Outubro, 2019 0 Por Sandro Sotto

Embora muitos jogos estejam tentados a tentar tirar o Fortnite de sua posição dominante no mundo do Battle Royalle, parece que poucos chegaram tão perto como o Apex Legends. A reputação da Respawn de excelentes tiroteios e movimentos de jogadores, um toque elegante baseado na classe, e a natureza livre para jogar, viram o jogo alcançar um milhão de jogadores únicos nas primeiras oito horas após o seu lançamento.

Há um ditado que diz “não sabe o que tem até que o perde”, e o Fortnite o perdeu onde importa – pelo menos do ponto de vista da Epic. A receita anual e segundo trimestre de 2018 vs 2019 mostra um declínio acentuado de 52%, enquanto que o pico do jogo, em 2018, teve quase 75% a mais de receita que o trimestre mais recente.

É difícil considerar um jogo suportado pela EA, em forma de David a lutar contra Golias, mas, dada a ascensão meteórica de Fortnite e a completa permeação da cultura mainstream, parece que o grande número de publicadores está a apontar para o mesmo.

Poderia estar prestes a piorar antes de melhorar, porém, o Apex Legends deu um passo único que Fortnite parece não ter coragem de dar: lançar um novo mapa.

O género Battle Royale é um género estranho. É um jogo baseado em partidas com alta contagem de jogadores, construído exclusivamente para multiplayer competitivo. Isso significa que, em teoria, o jogador está simplesmente a jogar as mesmas partidas repetidas vezes – embora de vez em quando com novos conjuntos de regras ou carregamentos de armas levemente alterados.

Tudo isso significa que cair no mesmo mapa dezenas de vezes por dia pode levar a um tédio compreensível. O Fortnite está a reinventar o seu mapa quase que constantemente, com o início de cada nova temporada, mas muitas mudanças parecem em pequena escala. Com tudo a ser um pouco destrutível (ou pelo menos colhível) com uma picareta, parece que esses pequenos ajustes não têm permanência ou reforços estratégicos – parecendo quase um tiquetaque.

A adição do Modo Criativo, pelo Fortnite, foi um golpe de génio, um conjunto de ferramentas para uma comunidade fervorosa jogarr à sua vontade, refazendo jogos e criando novos modos de jogo inteiramente. Ver produtos criados por fãs aparecerer no mapa de Battle Royale, como The Block é divertido, mas é um pequeno pedaço de um mapa muito grande que carece de inovação significativa.

Por outro lado, o Apex Legends pode não ter a identidade visual das aldeias e estruturas quase como brinquedos do Fortnite , mas os seus edifícios não podem ser convertidos em materiais com os quais podemos construir novos. Em vez disso, cada diorama de combate parece deliberado, o mapa inteiro parece uma colcha de retalhos de mapas de deathmatch costurados por linhas de visão e caixas de morte.

Obviamente, o Apex Legends concentra-se na verticalidade porque também não pode ser subestimado. O jogo parece construído com a locomoção do jogador em mente, com a descida não apenas como uma opção, mas também activamente incentivada – desde o tutorial do jogo. Existem tirolesas, nenhum dano de queda e até estações onde as equipas podem reimplantar o mapa com relativa facilidade. Com o Kings Canyon a sair da rotação no início da última temporada 3, seria razoável esperar que todas essas habilidades, e formas divertidas, de se locomover e desatassem ao percorrer o novo mapa do World Edge, principalmente devido à posição do local dentro de um penhasco.

mapa Apex Legends

Isso adiciona profundidade extra, levando em consideração os riscos ambientais, como a lava derretida, além de rejuvenescer a estética tediosa acima mencionada. Existe até uma razão para a mudança, com o Syndicate que gere o torneio Apex Legends mudando de local após desagrado com o cronograma de construção do Kings Canyon. É pequeno, e não afecta a jogabilidade, mas é uma parte interessante de curiosidades que parece pensada.

Claro, existem muitos rumores de que a Epic está a preparar uma troca de mapas por conta própria. Parece até que o Battle Bus, o antigo método de entrar num jogo, está a ser aposentado no final da décima temporada. O Fortnite nunca teve medo de misturar coisas em outras áreas, adicionando notoriamente aviões e mecânicos nas temporadas 7 e 10, respectivamente, mas ambos foram criticados pelos jogadores competitivos do jogo.

O que está claro é que o próximo passo que o Fortnite faz pode ser enorme. Um ajuste errado ou uma falta de variação significativa no seu jogo pode potencialmente perder mais do que apenas receita – e um jogador com hemorragia no Battle Royale nunca é uma coisa boa.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.