Activision revela que PC é mais importante que as consolas no seu negócio

Activision revela que PC é mais importante que as consolas no seu negócio

21 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

O PC, muitas vezes relegado para segundo plano no mundo dos videojogos, parece de fato estar a ganhar uma nova vida. A Activision Blizzard King, uma das gigantes da indústria, revelou recentemente no seu último relatório financeiro que a plataforma de PC superou as consolas em 27 milhões de dólares, só neste início de 2023.

Em detalhe, no primeiro trimestre o grupo gerou 666 milhões de dólares em receita com o PC, contra os 639 milhões que foram gerados pelas consola. Durante o segundo semestre de 2022, o segmento de PC da empresa também superou o segmento de consolas, embora para todo o ano de 2022, as consolas tiveram vendas ligeiramente mais altas.

Essa mudança na tendência marca um ponto de virada significativo. Desde que a Activision começou a divulgar os seus resultados financeiros, a consola sempre foi o líder indiscutível. Este foi o caso no início dos anos 2000, durante o auge de Tony Hawk e Guitar Hero, nos anos 2010, quando Call of Duty estava a crescer, e mesmo depois que a Blizzard ter sido comprada pela Activision, em 2008.

Agora, no entanto, este é o terceiro trimestre consecutivo onde o PC superou as consolas na Activision… A empresa atribui o aumento de 74% na receita do PC desde o ano passado ao sucesso de Call of Duty e Overwatch 2, mas também aponta uma receita maior para WoW: Dragonflight e Diablo Immortal, dois jogos que não estão disponíveis nas consolas.

A Blizzard é atualmente o principal impulsionador do crescimento do PC na Activision. Embora os jogos da Blizzard gerem apenas cerca de metade da receita de Call of Duty, 72% dessa receita está no PC e apenas 8% na consola. As receitas de Call of Duty são distribuídas de maneira mais uniforme: 59% nas consolas, 26% no PC e 15% no smartphone. E o PC ganha espaço nos relatórios anuais da empresa. No ano passado, a diferença entre a receita das consolas e do PC foi a menor da história recente: apenas 100 milhões. Isso é várias centenas de milhões a menos do que nos anos anteriores.

Jogos de PC são cada vez mais importantes para a Activision

Outros participantes da indústria também perceberam o potencial do PC. A Microsoft sem dúvida está a gostar de ver a comunidade de jogos para PC crescer enquanto a empresa tenta concluir a sua aquisição da Activision. E a Sony recentemente reafirmou o seu compromisso de desenvolver port de PC dos seus maiores jogos de PlayStation: aparentemente, eles estão a ganhar muito dinheiro.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.