Activision: Palavras duras do presidente da Microsoft para entidade antitrust do Reino Unido
28 Abril, 2023Na passada quarta-feira revelamos aqui que a CMA, a entidade antitrust do Reino Unido, chumbou a aquisição da Activision-Blizzard pela Microsoft. Como é natural, esse chumbo não agradou à Microsoft, que se fez ouvir pelas palavras do seu presidente, Brad Smith, que em entrevista à BBC, atacou a CMA e classificou o dia, como sendo um “dia negro”.
Esse chumbo efetivamente ira impedir que o acordo seja global, apesar do facto de que os Estados Unidos e a Comissão Europeia ainda não terem disponibilizado o seu parecer. No entanto, a Microsoft mostra-se muito desiludida, e o presidente da empresa coloca em causa se valerá a pena a continuar a investir no país:
“Há uma mensagem clara aqui: a União Europeia é um lugar mais atraente para começar um negócio do que o Reino Unido.”
Essa frase também não foi bem recebida pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que se defendeu através de um porta-voz afirmando que “este tipo de afirmação não se confirma pelos factos”. O compromisso de colaboração com a Microsoft mantém-se intacto, mas o Governo não tem autoridade para intervir nas decisões tomadas pela autoridade. Brad Smith acredita que o Reino Unido deveria “examinar o papel da CMA e a estrutura regulatória”.
Entidade do Reino Unido defende-se das acusações
Quem não concorda com as palavras do presidente da Microsoft é Sarah Cardell, CEO da CMA:
Acho que esta decisão realmente mostra como é importante apoiar a concorrência no Reino Unido e que o Reino Unido está absolutamente aberto para negócios. Queremos criar um ambiente onde toda uma gama de diferentes empresas possam competir de forma eficaz, crescer e inovar.
A Microsoft e Activision estão entretanto a preparar um recurso, no entanto, têm plena consciência que o mesmo dificilmente terá sucesso, já que até aos dias de hoje, não houve qualquer decisão do CMA, deste género, que tenha sido revertida pelos tribunais. Alem disso, há expectativa sobre o pronunciamento dos Estados Unidos e da União Europeia, e a sua decisão é esperada para breve. Os Estados Unidos já disseram por diversas vezes que não iriam aprovar, e a decisão da CMA certamente lhes dará alguma força… já a União Europeia, o mais certo é seguir o exemplo das outras duas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.