Como activar/desactivar o VRR na PlayStation 5?

Como activar/desactivar o VRR na PlayStation 5?

30 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

VRR chegou à PlayStation 5 nos últimos dias

Há menos de uma semana, a Sony anunciou a chegada do VRR à PlayStation 5, que agora já está disponível na grande maioria das consolas. No entanto, nem toda a gente sabe o que é esse VRR, e para que serve, e vamos tentar explicar isto de forma pouco técnica.

Quando compra um jogos, geralmente é revelada a sua taxa máxima de frames por segundo (fps). No entanto, o seu ecrã (monitor ou televisor) também possui uma taxa de refrescamento, que corresponde ao número de vezes que ele poderá actualizar a imagem por segundo, um fenómeno medido em Hz.

O VRR, ou simplesmente, a taxa de refrescamento variável, faz a ligação entre essas duas noções, adaptando a taxa de refrescamento do seu ecrã à taxa de frames gerada pelo seu jogo, e isso, em tempo real. Isso permite que o seu jogo experimente melhor fluidez e evite o rasgo no ecrã, um fenómeno que acontece quando o ecrã exige mais frames do que aqueles que a consola pode produzir.

É, portanto, uma tecnologia que tem muitas vantagens. Mas para poder beneficiar do mesmo, deve ter uma televisão, ou monitor, compatível com o VRR e ele contar com uma porta HDMI 2.1. Estas são condições obrigatórias.

Durante o seu anúncio, a Sony revelou que o VRR será activado automaticamente para todos com um ecrã compatível. Mas se quiser ter a certeza de que é esse o caso, vá para as Definições da sua PlayStation 5, na guia "Ecrã e vídeo". Na secção “Saída de vídeo”, poderá ver o parâmetro dedicado ao VRR, que foi adicionado logo acima do HDR.

VRR

A partir daí, pode optar por desactivar a configuração automática do VRR ou aplicá-la até mesmo em jogos que não são compatíveis. Se isso permitir uma exibição um pouco melhor, e deve desactivar essa opção se notar algum mau funcionamento. Por fim, a Sony também especifica que “outros padrões de exibição, como NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync, não são suportados”.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.