A Verdade: O mais recente filme que volta a juntar Catherine Deneuve e Juliette Binoche

25 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

O filme inaugural do Festival de Cinema de Veneza de 2019 chega às salas nacionais no próximo dia 19 de Março. ‘A Verdade’, realizado pelo japonês Hirokazu Koreeda, é o primeiro filme do realizador após a nomeação de ‘Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões’ ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A Verdade: nos cinemas a 19 de Março

O cinema corre nas veias desta família: a mãe Fabienne (Catherine Deneuve) brilha na tela e a filha Lumir (Juliette Binoche) escreve guiões para filmes. Em pleno outono da vida, a diva Fabienne acaba de publicar um livro de memórias, o que origina um reencontro com a filha e a família desta, carregado de desentendimentos, segredos por confessar e verdades que vêm à tona.

‘A Verdade’, o primeiro filme estrangeiro realizado por Hirokazu Koreeda (‘Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões’ e ‘Tal Pai, Tal Filho’) valeu-lhe a nomeação para Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2019. Na construção do enredo, Koreeda perguntou ‘várias a vezes a Catherine Deneuve e a Juliette Binoche o que significa realmente representar’, e foi esse contributo que enriqueceu o guião, contando assim ‘a história de uma atriz de cinema e da sua filha, que desistiu dos seus sonhos de se tornar atriz’.

A Verdade

A Catherine Deneuve, nomeada para BAFTA de melhor atriz em 1969 com ‘A Bela de Dia’, e a Juliette Binoche, vencedora do Óscar e do BAFTA de melhor atriz secundária em 1997 com ‘O Paciente Inglês’, junta-se no elenco o ator norte-americano Ethan Hawke, dos filmes ‘Antes de Amanhecer’, ‘Antes de Anoitecer’ e ‘Antes da Meia Noite’.

Sinopse

Fabienne (Catherine Deneuve), um ícone do cinema, é a mãe de Lumir (Juliette Binoche), que escreve argumentos em Nova Iorque. A publicação das memórias daquela grande atriz leva Lumir a regressar à casa da sua infância, com a família. Mas o reencontro depressa virará confrontação: verdades abafadas, rancores inconfessados e amores impossíveis revelam-se sob os olhares espantados dos homens. Fabienne está a fazer um filme de ficção-científica onde tem o papel da filha envelhecida de uma mãe perpetuamente jovem. Realidade e ficção confundem-se, obrigando mãe e filha a reencontrar-se…

Pode assistir ao trailer do filme aqui.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.