5G: Intel acusa a Qualcomm de práticas anticompetitivas

5G: Intel acusa a Qualcomm de práticas anticompetitivas

1 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Após um período tenso entre a Qualcomm e a Apple sobre a propriedade intelectual do primeiro, a situação acalmou com a assinatura de um acordo e o fim de todos os litígios em andamento.

Na sequência dessa padronização que reposicionou a Qualcomm como fornecedora de referência de modems, a Intel anunciou o abandono do desenvolvimento dos seus modems 5G que esperava poder integrar no futuro iPhone, depois de colocar, com sucesso, Modems 4G nas gerações actuais do smartphone.

A decisão está repleta de consequências, pois fecha as portas para um mercado cujo crescimento parece rápido e poderoso devido aos equipamentos da nova geração de smartphones, e enquanto a Intel fez investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e aquisições para se posicionar nesse segmento depois de perder a do 4G.

Intel afirma que o negocio 5G não avançou por causa da Qualcomm

Parte desse know-how foi rapidamente recuperado directamente pela Apple, segundo rumores de que a empresa gostaria de desenvolver o seu próprio modem 5G.

Fim da história? Não exactamente, já que num documento que suporta a posição da Federal Trade Commission ( FTC ) no apelo de uma decisão judicial contra a Qualcomm, em Maio passado, por práticas abusivas de licenciamento, a Intel acusa abertamente a empresa de San Diego de o remover do segmento de modems 5G, não por causa da concorrência entre produtos, mas pelas suas práticas anticompetitivas que bloquearam o mercado e impediram o surgimento de outros players.

intel 5G

A Intel apoia as opiniões da FTC sobre a taxa de abuso de domínio da Qualcomm sobre o mercado de modems, segundo uma estratégia em vigor há anos, que força os clientes a não ir a outro lugar e descarta possíveis concorrentes enquanto se protegia contra tentativas de examinar as suas práticas.

Na linha de fogo desse argumento está a estratégia da NLNC ( sem licença sem chip ) considerada como uma forma de atrapalhar a competição.

Note-se, no entanto, que a Intel nunca foi capaz de acompanhar o ritmo imposto pela Qualcomm em anúncios sobte modems 5G que agora equipam a primeira geração de smartphones, a ponto de duvidar que alguns observadores tenham a capacidade de desenvolver um modem 5G dentro de um prazo razoável.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.