5 motivos pelos quais ter uma casa inteligente é boa ideia

5 motivos pelos quais ter uma casa inteligente é boa ideia

26 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Nos dias de hoje, quase tudo o que fazemos é tocado pela tecnologia. Desde smartphones com centenas de funcionalidades até auriculares wireless, os avanços tecnológicos trouxeram o controlo à ponta dos nossos dedos. E isso inclui também a capacidade de controlar vários aspetos da casa em que vivemos. Imagine se pudesse controlar as luzes, aquecimento e portas precisamente de acordo com as suas preferências apenas com uma aplicação no seu smartphone.

Sim, é assim tão simples! A SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, mostra-lhe porque é que ter uma casa inteligente é uma boa ideia e como poderá mudar a sua vida.

A integração e utilização dos dispositivos não poderia ser mais simples

Regra geral, os produtos IoT para casas inteligentes são simples não só de instalar, mas também de utilizar, podendo ser gerido através de uma única aplicação – no caso da SPC, a aplicação SPC IoT, que engloba todos os produtos que precisa para uma casa inteligente. Numa questão de segundos conseguirá configurar e ligar as suas luzes inteligentes, tomadas inteligentes, câmaras inteligentes, e outros dispositivos à sua rede WiFi e desfrutar daquilo que têm para lhe oferecer. Se explorar durante algum tempo, poderá aprender a interligá-los entre si como, por exemplo, dar ordem a que uma luz se acenda quando o sensor de movimentos de portas e janelas detetar presença nessa sala especifica, e que se desligue quando a pessoa sair.

Equipamentos domésticos inteligentes tornam tudo mais conveniente

Graças à aplicação que gere todos os produtos, pode gerir os seus dispositivos a partir de qualquer lugar. O que significa que, se convidar amigos para ver um filme em sua casa, já não precisa de sair do sofá para apagar as suas luzes inteligentes ou diminuí-las de forma a criar o ambiente perfeito. Com um único olhar no seu smartphone, pode ver imediatamente quem está do lado de fora da sua casa, a tocar à campainha. Além disso, em dias de sol, no Verão, o sistema pode ligar as ventoinhas inteligentes, e no Inverno pode aquecer a casa antes de chegar, graças a termostatos inteligentes, para regressar no trabalho para um ambiente confortável sem qualquer esforço. Mais conveniente seria impossível!

É uma forma de ser mais amigo do ambiente

Uma casa inteligente é uma casa mais sustentável e amiga do ambiente. Não sabia? Isto deve-se a vários fatores, como por exemplo desligar automaticamente todas as luzes e dispositivos e baixar a temperatura da casa quando se sai, tornando a sua casa mais eficiente em termos energéticos. No entanto, o facto de funcionarem desta forma, não significa que os equipamentos simplesmente se desligam; pelo contrário, pode continuar a controlá-los ou a modificar o seu comportamento pré-definido a partir do smartphone. Além disso, continua a receber todas as informações respetivas à sua casa.

A casa inteligente é mais segura

As casas inteligentes são também mais seguras graças às câmaras de segurança inteligentes, aos alarmes e detetores de movimento ligados ao sistema, que dispararão se alguém se aproximar demasiado ou mesmo entrar em casa, dando sempre sinal no seu smartphone. Ao mesmo tempo, os sensores inteligentes garantem que não existem falsos alarmes, tais como o gato do vizinho a passar por eles. Além disso, pode programar as luzes ou a televisão para se acenderem em determinados horários, para que pareça que está sempre alguém em casa – assim, pode sempre ir de férias ou sair até mais tarde sem preocupações, sabendo que nada se passa na sua casa sem que saiba.

casa inteligente

Existem opções para todos os bolsos

Hoje em dia, o preço já não é impedimento uma vez que existem produtos IoT para todas as carteiras para que todos possam usufruir dos inúmeros benefícios que os dispositivos domésticos inteligentes têm para oferecer. Incluindo estudantes que queiram transformar a sua casa num lugar acolhedor com iluminação inteligente colorida, por exemplo. Tudo isto é possível, graças a preços acessíveis para todos. Sem comprometer a qualidade, é claro.