3 mitos sobre os smartphones que deve conhecer
23 Abril, 2022Tal como em todas as áreas da sociedade, os smartphones estão envolvidos em mitos, e mentiras, que se vão espalhando com o passar do tempo. Alguns até podem ser verdadeiros, outros nem tanto, e por isso, hoje vamos aqui falar sobre 3 mitos sobre os smartphones que ainda estão presentes, e nas quais não deve se apaixonar.
Carregar os smartphones apenas com o carregador original?
Este é um grande mito, e a resposta é não. Os smartphones, e os carregadores, avançaram tecnologicamente o suficiente para poderem ser “quase universais”, sem que nada de mal lhes aconteça quando utilizados. Não importa qual é o seu smartphone, mas usar apenas o carregador original não melhorará a sua bateria.
Desde que use um carregador com o mínimo de qualidade, ele pode ser de qualquer marca, ou potência. Os smartphones de hoje possuem reguladores para usar apenas a energia de que precisam, então não deve ter medo de liga-lo a um carregador mais potente. As marcas também são bastante indiferentes, por isso garantimos que usar um carregador diferente do original não é prejudicial.
Além disso, pode ser ainda melhor em alguns casos optar por um carregador de marcas especializadas. Esqueça o mito de ter que usar sempre o carregador original. E lembre-se, muitas fabricantes já vendem os seus telefones sem qualquer carregador, porque na prática, qualquer um serve.
Actualizações de firmware pioram os smartphones
É muito comum ler relatos de utilizadores a dar conta de que as actualizações disponibilizadas pelas fabricantes não são boas. Esta é uma mentira bastante difundida e que não deve dar muita atenção. É verdade que algumas actualizações contêm erros específicos, mas não é a tónica.
O mais normal é que se a fabricante do seu aparelho lançou uma actualização, é porque tem o intuito de resolver um problema que o seu aparelho tem. Os patches de segurança também são instalados e as vulnerabilidades são corrigidas. Actualizar os smartphones vai garantir mais segurança e, claro, mais estabilidade e novas funções.
Que a interface mude é algo inevitável e que pode ou não gostar, mas é necessário. Com as actualizações há uma parte dos utilizadores que fica satisfeita com a mesma, e outros nem por isso, mas não dá para agradar a toda a gente. Além da estética, actualizar o seu smartphone é algo que deve sempre fazer, as fabricantes não trabalham horas nas mesmas, com o intuito de estragar o que quer que seja.
É aconselhável descarregar totalmente a bateria para depois voltar a carregar?
Não, não e não, nunca faça isso. As baterias dos smartphones actuais não precisam de ser descarregadas para recarregá-las. Nem no primeiro carregamento nem em qualquer um outro. Aliás, nunca o deverá fazer. Deverá manter o seu smartphone sempre com a maior quantidade de bateria possivel. As células das baterias ficam muito mais stressadas quando estas estão a chegar ao fim, por isso não é uma boa ideia ter sempre uma percentagem baixa de bateria. Deixar o nível da bateria chegar aos 0% é algo que nunca deve fazer… já que é assim que elas “morrem”.
Sempre que a bateria tiver num nível percentual muito baixo, ela estará sujeita a um stresse maior, o que fará com que ela seja danificada, e a sua degradação começa a acelerar. Se deseja cuidar da bateria do seu smartphone, mantenha-a sempre com valores elevados, e nunca deve deixar baixar dos 15%.
Estes são 3 mitos bastante difundidos e que muitos utilizadores do Android ainda acreditam. Tudo pode ser extrapolado para tablets, ou qualquer outro dispositivo como smartwatch, etc.. Então não caia mais nessa quando alguém lhe recomendar alguma destas mentiras.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.