Há 25 anos Apple anunciava o primeiro iMac
15 Agosto, 2023Estávamos no dia 15 de agosto de 1998 e a Apple anunciava ao mundo o iMac, o seu primeiro desktop all-in-one, que haveria de revolucionar totalmente um mercado até então um pouco estagnado.
Caracterizado pelo seu chassi translúcido, cheio de cor e com o seu ecrã CRT de 15 polegadas, o iMac foi um afastamento do design do computador convencional da época. A máquina liderou o caminho com várias inovações da indústria, incluindo a adoção das portas USB e FireWire, ao mesmo tempo em que eliminava gradualmente a unidade de disquete e outras portas cada vez mais desatualizadas.
O computador chegou com um processador PowerPC G3, disco rígido de 4 GB, 32MB de RAM, uma unidade de CD, duas portas USB e uma porta Ethernet, refletindo a importância emergente da conectividade com a Internet… isto à 25 anos.
O design do iMac evoluiu significativamente com o passar dos anos. Quatro anos depois, já em 2002, o iMac G4 foi lançado com uma base de cúpula exclusiva e um ecrã plana. Mais 2 anos volvidos, em 2004, foi lançado o G5, um design que integrou todos os componentes por trás do ecrã, estabelecendo o padrão para futuros designs multifuncionais.
A Apple lançou o iMac unibody de alumínio e vidro em 2007 e adicionou um ecrã de Retina à máquina em 2014. Em 2017 lançou uma variante Pro e em 2021 o equipamento foi completamente redesenhado para passar a incluir processadores da própria Apple.
iMac completa hoje 25 anos
À medida que o iMac atinge esse marco significativo, ele continua a ser o principal computador multifuncional e um produto de destaque na linha da Apple. Embora ele não tenha recebido uma atualização para o chip M2, um modelo atualizado com o chip M3 deve ser lançado no final deste ano.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.