10 anos depois, Minecraft tem 112 milhões de jogadores activos mensalmente

10 anos depois, Minecraft tem 112 milhões de jogadores activos mensalmente

16 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Pensa que o Fortnite é um verdadeiro fenómeno dos videojogos? o jogo da Epic Games é realmente uma sensação da internet, e tem uma grande legião de jogadores espalhados um pouco por todo o mundo. Mas isso não faz do mesmo um jogo de culto, ou o maior da actualidade.

Quando vemos jogos que já contam com muitos anos de existência, e milhões de jogadores por todo o mundo, esses sim considero que são grandes jogos. E só assim de repente, e sem me esforçar muito, penso no Counter Strike, no GTA 5 e no Minecraft. E já que falamos no Minecraft, numa recente entrevista ao Business Insider, Helen Chiang, da Microsoft, informou que o jogo actualmente tem cerca de 112 milhões de jogadores activos mensalmente, um ganho de 20 milhões de utilizadores em relação a Outubro de 2018. Isso inclui jogadores de todo o mundo, de todas as plataformas, incluindo aquelas que jogam no Xbox Game Pass, mas isso não diminui a importância dessa figura, muito menos um título que já tem quase dez anos.

Minecraft tem 112 milhões de jogadores activos mensalmente

Helen Chiang deu como explicação o facto de o jogo parecer oferecer constantemente ao jogador, voltar para ele cada vez mais criativo, com sempre mais possibilidades, é um jogo para o qual as pessoas "continuam a voltar". Claro, actualmente pode jogar Fortnite ou outros jogos populares, mas é provável que volte a construir casas e túneis no Minecraft depois disso. Outros factores podem explicar esta figura. Além de sua omnipresença nas plataformas, os gráficos em bloco e a mecânica simples do Minecraft facilitam o título do jogo em máquinas de baixa potência, seja num computador básico ou num smartphone. Pode gastar pouco em hardware e ainda desfrutar de uma experiência de qualidade.

O desafio da Microsoft hoje é manter o jogo atraente. A realidade aumentada adicionada no Minecraft Earth está actualmente a ajudar bastante, assim como o Ray Tracing e outras tentativas de melhorar a renderização gráfica. É difícil saber se isso será suficiente para reiniciar o jogo durante muito tempo. O Roblox ultrapassou recentemente a marca de 100 milhões de jogadores activos mensalmente e o Fortnite não está muito longe - 78,3 milhões de jogadores em Agosto de 2018.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.